Quadro clínico e diagnóstico
Os sintomas de intoxicação aguda desenvolvem-se rapidamente e afetam os principais sistemas do organismo. O diagnóstico baseia-se na identificação da tríade sintomática característica, que indica um comprometimento profundo do sistema nervoso.
As principais manifestações incluem:
- Estado comatoso — o paciente não responde a estímulos externos.
- Respiração superficial e lenta — consequência direta da depressão do centro respiratório.
- Bradicardia — redução significativa da frequência cardíaca.
O sinal diagnóstico mais importante é a miose acentuada (constrição pupilar pronunciada). No entanto, há aqui uma armadilha clínica grave: se houver desenvolvimento de asfixia (privação aguda de oxigênio) no contexto de respiração inadequada, as pupilas dilatam-se paradoxalmente. Esse fato deve ser levado em conta ao examinar pacientes graves.
Princípios da terapia de emergência
A lógica do tratamento da intoxicação aguda está estritamente subordinada a duas direções principais. O sucesso das medidas de reanimação depende da rapidez e da simultaneidade com que essas tarefas são executadas:
- Remoção do veneno do organismo para evitar a sua absorção continuada.
- Restauração das funções vitais, em primeiro lugar, a ventilação pulmonar adequada, visto que a parada respiratória é a causa direta da morte.
Desintoxicação: remoção do medicamento
Para interromper a entrada da toxina na corrente sanguínea, é necessário limpar cuidadosamente o trato gastrintestinal. O procedimento inclui duas etapas:
1. Lavagem gástrica Realizada com o uso de soluções especiais para neutralizar a substância:
- Solução de permanganato de potássio (na concentração de 0,05%) — reage com o medicamento, causando sua oxidação química.
- Suspensão de carvão ativado em água morna — garante a adsorção confiável das moléculas da toxina em sua superfície.
2. Limpeza intestinal Imediatamente após o término da lavagem gástrica, prescreve-se ao paciente um laxante salino. Isso permite acelerar a eliminação do veneno remanescente no intestino e prevenir sua absorção tardia.
Restauração da respiração
O combate à insuficiência respiratória requer intervenção tanto medicamentosa quanto por aparelhos.
Para a terapia específica, utiliza-se um antagonista farmacológico — o medicamento naloxona. Ele é um bloqueador direto dos receptores opioides. A naloxona é administrada por via intramuscular ou intravenosa, o que permite deslocar rapidamente a toxina de sua ligação com os receptores e reverter a depressão do centro respiratório.
Nos casos em que se observa depressão profunda da função pulmonar e o suporte medicamentoso não é suficiente, passa-se imediatamente às medidas de reanimação — o paciente é colocado em ventilação mecânica (VM).
Resumo: perguntas e respostas sobre o tema
Quais medicamentos específicos são utilizados como laxantes salinos no envenenamento por morfina?
Como laxantes salinos no envenenamento por morfina, utilizam-se os sulfatos de sódio e de magnésio, além do sal de Carlsbad.
- Sulfato de sódio (Na2SO4 · 10H2O) — também conhecido como sal de Glauber.
- Sulfato de magnésio (MgSO4 · 7H2O) — administrado por via oral na dosagem de 15 a 20 g.
- Sal de Carlsbad — pode ser natural ou artificial, consistindo em uma mistura de sulfatos de sódio e potássio, além de bicarbonato e cloreto de sódio.
Esses medicamentos são prescritos após a lavagem gástrica para a limpeza rápida do intestino e a redução da absorção de toxinas.
Qual é o mecanismo patogenético do desenvolvimento da bradicardia na intoxicação aguda por morfina?
O mecanismo patogenético do desenvolvimento da bradicardia na intoxicação aguda por morfina consiste no aumento do tônus dos centros dos nervos vagos (n. vagus).
Isso leva a uma redução acentuada da frequência cardíaca. Esse sintoma faz parte do quadro clínico clássico da intoxicação aguda pelo fármaco, juntamente com o estado comatoso, respiração superficial lenta e constrição pupilar acentuada (miose).
É aconselhável o uso de analépticos respiratórios para restaurar a respiração na intoxicação por morfina?
O uso de analépticos respiratórios é aconselhável exclusivamente em casos de intoxicação leve por analgésicos narcóticos.
Em intoxicações graves por morfina, os estimulantes de ação central são estritamente contra-indicados. Na depressão profunda, a respiração não é restaurada, mas a estimulação dos neurônios aumenta a demanda de oxigênio pelo cérebro. Sob condições de hipóxia, a estimulação do metabolismo neuronal apenas agrava sua lesão. Para restaurar a respiração na intoxicação grave, utiliza-se o antagonista farmacológico naloxona (por via intramuscular ou intravenosa) e ventilação mecânica (VM).
Tríade de sintomas de intoxicação: Coma, Respiração lenta, Bradicardia (CRB). E lembre-se das pupilas "puntiformes", enquanto não houver asfixia!
Questões de aulas e exames
Por que na intoxicação por morfina as pupilas estão primeiro estreitadas e depois podem ficar dilatadas?
A miose acentuada é um sinal diagnóstico clássico da ação do fármaco. No entanto, se a depressão respiratória levar ao desenvolvimento de asfixia (privação de oxigênio), as pupilas dilatam-se de forma compensatória.
Por que usar especificamente permanganato de potássio durante a lavagem gástrica?
Uma solução fraca (0,05%) de permanganato de potássio causa a oxidação química direta do medicamento, privando-o de suas propriedades tóxicas.
Qual medicamento é o antídoto e como ele é administrado?
O antagonista farmacológico é a naloxona — um bloqueador dos receptores opioides. Ela é administrada por via intramuscular ou intravenosa.
O que fazer se a administração do antídoto não restaurou a respiração?
Em caso de depressão respiratória profunda e ineficácia das medidas conservadoras, é necessário iniciar imediatamente as medidas de reanimação — transferir o paciente para ventilação mecânica (VM).
O que mais estudar sobre o tema
- Mecanismo de desenvolvimento do coma na intoxicação por opioides
- Patogênese da depressão do centro respiratório pela morfina
- Interação química do permanganato de potássio e alcaloides
- Farmacodinâmica da naloxona como bloqueador de receptores
- Particularidades da ação de laxantes salinos em intoxicações
Estude o tema completo no curso de «Farmacologia»
Aqui está um resumo. No curso, você encontra tudo o que é cobrado em aula e na prova.
- Manual completo sobre o tema "Intoxicação aguda por morfina" e mais 5.304 páginas da disciplina
- Exercícios e testes após cada tópico — como no colóquio
- Tutor de IA responderá a perguntas sobre o tópico a qualquer momento
- 116 vídeo-aulas da disciplina
Outros tópicos da seção «Analgésicos»
Vídeo-aulas gratuitas: farmacologiaAulas curtas com resumos — sem cadastro.
Material preparado por professores da WhiteCoat Pro de acordo com o currículo de medicina. Possui caráter educacional.